sábado, fevereiro 26, 2011

Cisne Negro (Black Swan)


Então chegou a hora de falar em "Cisne Negro", um dos grandes nomes do Oscar de 2011. Este roteiro original, foi dirigido por Darren Aranofsky, um diretor jovem porém muito talentoso. No seu currículo estão "Pi", "O Lutador", entre outros.
Neste novo filme, vemos a história da bailarina Nina Sayers (Natalie Portman, candidata à melhor atriz), a típica menina perfeita, pura, dedicada 100% ao balé. Esta dedicação à leva a alguns extremos, mas ainda assim ela deverá encontrar dentro de si o Cisne Negro,o seu próprio lado escuro, para vencer o desafio proposto pelo coreógrafo de uma grande companhia de balé: interpretar o famoso Lago dos Cisnes, com apenas uma bailarina fazendo ambos Cisne Branco e Cisne Negro.
Para os conhecedores da filmografia de Aranofsky, este filme não trás tantas novidades, mas isso não quer dizer que o filme não mereça os 120 min de seu tempo: muito pelo contrário, com certeza é um dos grande filmes de 2010. Ao longo da película, Nina irá encontrar personagens que trarão a tona seu lado negro, como a bailarina Lily (Mila Kunis) e o coreógrafo Thomas (vincent Cassel).
Mas a grande estrela é Natalie Portman, que já está sentindo a estatueta do tio Oscar em sua mãozinhas: sua atuação começou meses antes do filme, quando aprendeu a dançar balé (para evitar dubles) e emagreceu aprox 15kg. Ou seja, fórmula mágica para ganhar melhor ator/atriz: a academia adora grandes sacrifícios por parte dos atores.

Enfim, Cisne Negro provavelmente irá ser premiado pela excelente atuação e sacrifícios de Natalie Portman, e concorre fortemente a melhor filme, mas penso que foge da "tradição" da academia; só saberemos o que pensam seus membros no dia 11, à noite.

Nenhum comentário: